História

Nosso começo é o ano de 1977, através do oratório ou Centro Juvenil Domingos Sávio, como era denominado pelo Padre Honorino João Muraro. As atividades tinham como responsável o Irmão Vicente, funcionando aos fins de semana, no mesmo ambiente da Escola São Domingos Sávio, com atividades esportivas, sendo, naquele momento, a única oportunidade de lazer para juventude local.

Como Centro Juvenil Domingos Sávio, outros salesianos estiveram como referência e, sem dúvida, para atingir a potência transformadora que é hoje, o trabalho incansável do Irmão Aroldo Martins foi fundamental, uma vez que, com a chegada dele, foram desenvolvidas, diariamente, outras atividades semi-profissionalizantes como: marcenaria, artesanato, datilografia e violão, além das recreativas aos fins de semana.

Como obra social salesiana – Instituto Educacional Dom Bosco – tivemos nossa fundação em 16/10/1989, também conhecida como “Pastoral da Juventude”. A equipe desse período, junto com Irmão Aroldo, atuou na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como fomentou a formação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fortalecendo os primeiros passos das políticas socioeducativas com toda a dimensão da Doutrina da Proteção Integral.

Estamos localizados no município de Guarapuava – PR, tendo hoje como diretor salesiano Pe. Enri Clemente Leigman. Nossa nomenclatura atual é Instituto Assistencial Dom Bosco e desde das primeiras atividades, a partir do oratório, a entidade dedica-se ao atendimento personalizado de jovens e adolescentes, para que possam se perceber como sujeitos(as) de direito e protagonistas de suas próprias vidas; com esse atendimento, simultaneamente, são preparados para o mundo do trabalho, tudo isso visando o seu desenvolvimento, proporcionando formação humana, técnica e preparando-os para o presente e o futuro.